O pouco tempo que vivenciei Alcântara (8 horas), observando suas paisagens e o cotidiano da cidade, chamou-me a atenção a presença das crianças nos espaços públicos.
Lá, elas têm aulas nas praças e entre as ruínas. Não raro, vi crianças sendo acompanhadas por suas professoras enquanto tinham aulas. Também vi criancinhas brincando das mais diversas maneiras: jogando “a macaca”, correndo entre as ruínas e brincando de “pega-pega”.
Não sei, exatamente, a razão dessa realidade. Talvez a dificuldade para a ampliação nas escolas de áreas de lazer, já que a legislação de proteção do patrimônio cultural seja um empecilho? Talvez.
Seja qual for o motivo, entendo essa convivência das crianças com as áreas livres da cidade como algo muito positivo. As crianças se sentem pertencentes à cidade e, nos seus modelos mentais, consolida-se o sentimento de cuidar. Com certeza, surgirão cidadãos ativos.
Um bom ganho para qualquer cidade e um belo exemplo a ser copiado por outras cidades.