




Estive em visita ao Piauí em uma missão político-partidária do Partido Verde. Voltava de Picos, num domingo de sol. Na agenda da “comitiva verde” constava uma visita à outra cidade: Valença do Piauí.
Assim que cheguei à cidade, lembrei-me do colega piauiense/valenciano Rivadávia Veloso, que estudou comigo no Curso de Edificações da Escola Técnica Federal do Ceará. Este estabelecimento de ensino já se chamou CEFET e, agora recentemente, mudou o nome para Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará. Riva também trabalhou comigo na construção da hidroelétrica de Boa Esperança.
Eu jamais imaginaria – um dia – conhecer sua cidade natal na sua ausência. Uma emoção invadiu meu coração pela lembrança da boa amizade do amigo e pela alegria em estar na sua terra natal.
A cidade possui um belo patrimônio arquitetônico, com belíssimos prédios do século passado. Chamou-me a atenção a grande quantidade de urubus passeando pelas ruas da cidade, certamente contribuindo com os garis da Prefeitura na limpeza da cidade.