Quando da construção da duplicação do viaduto da via férrea, na Av. Antonio Sales, restou uma significativa área livre. Os moradores do Edifício Perúgia, que se situa em frente à área, muito reivindicaram à Prefeitura Municipal de Fortaleza, por meio da SER 2, a construção de uma praça.
Ao mesmo tempo, os amigos do saudoso médico Dr. Régis Jucás solicitaram à Prefeitura que fosse dado o seu nome à praça.
O Partido Socialista Brasileiro (PSB) – partido ao qual militou o Dr. Regis – em contra partida, se comprometeu em ofertar um monumento para homenageá-lo.
Os moradores, através de fotografias que foram feitas durante todo o processo de construção, registraram toda as fases da obra. Houve uma grande interação do condomínio com a construção da praça: constantemente, os moradores e os operários se comunicavam na busca da qualidade ambiental daquele espaço.
Finalmente, no dia 06 de novembro de 2008 a praça foi inaugurada. O desafio agora é a manutenção da praça, principalmente a irrigação do jardim. Foi aí que, em assembléia, o condomínio do edifício pactuou com os moradores as suas participações voluntárias: cada morador oferece uma gratificação ao zelador do prédio para fazer a irrigação.
Hoje, a praça está bem cuidada e mantida pelo Edifício Perúgia. Inclusive, esta atitude do condomínio levou à inscrição para concorrer ao Prêmio Gentileza Urbana, patrocinado pelo Instituto de Arquitetos do Brasil, departamento do Ceará – IAB-Ce. Esta comenda é ofertada às experiências comunitárias bem sucedidas para o bem da cidade.
PRAÇA DR. REGIS JUCÁS : UM EXEMPLO DE AÇÃO COMUNITÁRIA
Caro amigo verde,
Tenho acompanhado seu blog, o site do PV e tive o prazer de lhe conhecer em Natal/RN… Sou presidente do PV de Baraúna-RN, onde me elegi como vereador.
Quero contar c seu apoio para matérias de interesse verde, um abraço.
your blog is very fine……